COMUNICAÇÃO INTELIGENTE
Comunique-se! A Palavra tem poder e muito poder!
COMUNICAÇÃO
INTELIGENTE
Mulheres que se comunicam
de uma forma inteligente são mais felizes, e eu ouso até dizer que a mulher
sábia edifica o seu lar, mas a tola com sua própria “boca” o destrói.
Quero fazer algumas
considerações sobre a nossa “comunicação” para que fique claro o seguinte:
como, onde, quando e pra quem devemos usar as palavras.
Depois que entendermos
alguns conceitos sobre a palavra COMUNICAÇÃO, acredito que nossa percepção
mudará drasticamente, pois, comunicar, significa transmitir e receber mensagens e, pode ser realizada por meio de
Linguagem falada ou escrita, Linguagem de sinais, Ideias, Comportamentos e Atitudes.
E, em falando de comunicação, não poderia deixar de explicar sobre o significado da palavra "DABAR" mas o que é DABAR? Vocábulo hebraico PALAVRA EM MOVIMENTO, que pode significar ainda, acontecimento, notícia. Foi pela palavra que o homem acede ao mundo e também foi pela Palavra que o Verbo incarnou. Assim, a Palavra comporta palavras que tornam o Eterno presente na Palavra que se fez homem.
Então, vamos conhecer
alguns agentes importantes dessa dinâmica, a comunicação:
O EMISSOR é aquele que dá
início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
Já o RECEPTOR é o alvo do
emissor, sendo quem recebe a mensagem.
A MENSAGEM pode ser um
fato, ideias ou até mesmo,
emoções, ou seja, é o CONTEÚDO contido
na comunicação.
O CANAL é o meio pelo
qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.
Entendido isso, fica
fácil trabalhar as barreiras que encontramos em cada agente participante da
dinâmica da comunicação e tratá-las da forma correta.
O emissor pode ter:
1 Dificuldades
de expressão - Muitas vezes, por não saber como expressar
sua ideia, a pessoa não consegue transmitir a mensagem.
2 Timidez/Medo de expressar suas opiniões
- A vergonha, o receio de falar “bobagens”, o medo de falar errado e não ser
aceito impedem a comunicação.
3 Falha de carisma - o
carisma do emissor pode afetar a maneira como a mensagem é recebida. Uma pessoa
com características de líder pode fazer a mais banal das mensagens parecer
muito importante, inversamente, algumas
pessoas mesmo tendo algo importante e original a dizer, não conseguem prender a
atenção do receptor.
4 Escolha inadequada do receptor - isso
ocorre quando a mensagem não deveria ser dirigida àquela pessoa (por não ser a
responsável ou por não estar envolvida com o assunto em questão, ou ainda por
não ter como resolver ou não poder esclarecer situações, etc.)
5 Escolha inadequada do momento ou do local - O
emissor atento percebe quando outro momento ou outro lugar seriam mais
indicados para a aceitação da mensagem.
6 Escolha inadequada do meio - Muitas vezes, a mensagem é mais bem transmitida através do
telefone. Outras situações exigem uma mensagem escrita ou transmitida
pessoalmente.
7 Suposições - Quando uma
pessoa inicia a conversa a partir do que supõe que a outra pessoa pensa,
conhece ou sabe, omitindo quaisquer explicações preliminares, a comunicação
corre o risco de não se completar.
8 Excesso de intermediários - Se
o emissor não transmite a mensagem diretamente ao receptor final, as pessoas
que vão dar continuidade ao processo de comunicação podem deturpar a mensagem,
até inconscientemente.
O
receptor por ter:
1 Atitude de
pouco interesse pelo que o outro tem a dizer
- Isso leva o emissor a abreviar assunto ou mesmo a omitir a mensagem.
2 Falta
de incentivo para o outro expressar suas ideias ou opiniões - Também neste caso, as pessoas não se sentem à vontade para
se expressar.
3 Preocupação
- O receptor fica tão envolvido com
determinada preocupação que a mensagem (ou parte dela) não chega até ele.
4 Experiências
anteriores - As experiências anteriores de cada
pessoa podem predispor a uma filtragem ou a uma distorção de mensagem.
5 Estereótipos
e preconceitos - Muitas vezes, a aparência física de uma
pessoa, sua inclusão em determinado grupo étnico ou social, sua profissão, seu
modo de se vestir, de falar ou mesmo o assunto que ela tem a tratar podem fazer
com que o receptor levante barreiras à comunicação.
6 Distração - o receptor pode perder parte da mensagem ou toda ela se não
conseguir se concentrar no que o outro tem a dizer.
7 Comportamento defensivo - Se o receptor passar a encarar cada questão levantada como
uma acusação ou crítica pessoal a ela, suas respostas poderão tomar forma de
autodefesa, justificativa, agressividade, etc...
8 Juízo precipitado - Tirar conclusões precoces por achar que já sabe de antemão o
que o outro tem a dizer ("Ele bate sempre na mesma tecla") é um vício
que impede o diálogo.
9 Competição
de mensagem - quando o receptor quer passar logo a
sua própria mensagem e não consegue ouvir a do outro.
10 Atribuições de propósitos - Por que será que ele faz isso? Que será que está realmente
procurando? Por que tinha de dizer aquilo? Observações como essas e mais as
tentativas de "ler nas entrelinhas" podem dar sentido às palavras e
ao comportamento das outras pessoas. Mas é preciso o cuidado de não se atribuir
propósitos falsos ao que o outro diz, ou para não estar sempre tentando descobrir
o que "está por trás", de forma a estabelecer um contato superficial
e de pouca confiança.
Tanto
emissor como receptor podem ter:
1 Bloqueio
emocional - Ocorre quando a emoção envolvida na
mensagem impede ou dificulta sua transmissão. O emissor reage emocionalmente,
de forma, que é difícil tocar no assunto. Ou o receptor não quer "nem
ouvir falar", devido à carga emocional que a mensagem pode despertar.
2 Intenções
ocultas - O emissor transmite determinada
mensagem, embora saliente que "não era exatamente isso que eu queria
dizer". Ou o receptor, ligado a um interesse específico distorce ou
bloqueia mensagens que não se relacionam com seus interesses e suas
necessidades. Em ambos os casos, os resultados são ineficazes.
3 Hostilidade - quando existe rivalidade ou um clima de agressividade entre
duas pessoas ou grupos, ou ainda quando o emissor e/ou o receptor vêm de uma
experiência de enfrentamento, pode haver distorção na comunicação.
4 Relacionamento - No processo de comunicação existem sempre dois componentes: o
conteúdo da mensagem em si e o relacionamento entre as pessoas. Se o emissor se
preocupar apenas em "não prejudicar o relacionamento", ou se o
receptor ficar o tempo todo procurando sinais para saber se o relacionamento
está bom ou não, a comunicação poderá não ser espontânea nem eficaz.
5 Status - Uma pessoa de posição hierárquica elevada pode achar que não
precisa comunicar ou se relacionar com subordinados ou inferiores nem dar ou
receber feedback. Tal
comportamento acaba impossibilitando qualquer diálogo. Também o emissor, por
reagir defensivamente (ou com habilidade ou com medo de "falar
bobagens") perante uma pessoa de status, pode perder ou distorcer o
conteúdo da mensagem.
6 Estado físico ou emocional - situações de tensão ou euforia ou de cansaço físico ou
mental prejudicam a emissão ou a recepção de uma mensagem.
7 Palavras de duplo sentido - quando o emissor se utiliza de palavras sujeitas a diferentes
interpretações, ou quando o receptor atribui outro sentido às palavras que foram
ditas, a ambiguidade impede a exata compreensão da mensagem.
8 Diferenças de percepção - apreendemos
o mundo que nos cerca e dele participamos de acordo com nossos referenciais
desenvolvidos a partir de nossa personalidade, experiência de vida, formação familiar,
instrução, hierarquia de valores, estado emocional, costumes e tradições de
nossa cultura, etc. Isso leva a interpretações particulares de mensagens que
não sejam precisas, exatas.
9 Sentimentos - Os
sentimentos ligados à forma subjetiva com que cada pessoa vivência os fatos
podem constituir um sério obstáculo a comunicação. Às vezes, na mente das
pessoas se estabelece uma confusão entre sentimentos e fatos porque entram em
ação os pontos de vista, as opiniões, os propósitos e os julgamentos considerados
certos por cada um.
Acredite: tanto o que falamos como o que ouvimos mata ou gera vida.
A Fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de DEUS.
Parte do livro MUITO ALÉM DE BATONS - Autora: Ana Paula Carvalho
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