COMUNICAÇÃO INTELIGENTE





Comunique-se! A Palavra tem poder e muito poder!
COMUNICAÇÃO INTELIGENTE 
Mulheres que se comunicam de uma forma inteligente são mais felizes, e eu ouso até dizer que a mulher sábia edifica o seu lar, mas a tola com sua própria “boca” o destrói.
Quero fazer algumas considerações sobre a nossa “comunicação” para que fique claro o seguinte: como, onde, quando e pra quem devemos usar as palavras.
Depois que entendermos alguns conceitos sobre a palavra COMUNICAÇÃO, acredito que nossa percepção mudará drasticamente, pois, comunicar, significa transmitir e receber mensagens e, pode ser realizada por meio de Linguagem falada ou escrita, Linguagem de sinais, Ideias, Comportamentos e Atitudes.
E, em falando de comunicação, não poderia deixar de explicar sobre o significado  da palavra "DABAR" mas o que é DABAR?  Vocábulo hebraico  PALAVRA EM MOVIMENTO, que pode significar ainda, acontecimento, notícia. Foi pela palavra que o homem acede ao mundo e também foi pela Palavra que o Verbo incarnou. Assim, a Palavra comporta palavras que tornam o Eterno presente na Palavra que se fez homem.
Então, vamos conhecer alguns agentes importantes dessa dinâmica, a comunicação:
O EMISSOR é aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
Já o RECEPTOR é o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
A MENSAGEM pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o CONTEÚDO contido na comunicação.
O CANAL é o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.
Entendido isso, fica fácil trabalhar as barreiras que encontramos em cada agente participante da dinâmica da comunicação e tratá-las da forma correta.
O emissor pode ter:
1 Dificuldades de expressão - Muitas vezes, por não saber como expressar sua ideia, a pessoa não consegue transmitir a mensagem.
2  Timidez/Medo de expressar suas opiniões - A vergonha, o receio de falar “bobagens”, o medo de falar errado e não ser aceito impedem a comunicação.
3  Falha de carisma - o carisma do emissor pode afetar a maneira como a mensagem é recebida. Uma pessoa com características de líder pode fazer a mais banal das mensagens parecer muito importante, inversamente, algumas pessoas mesmo tendo algo importante e original a dizer, não conseguem prender a atenção do receptor.
4  Escolha inadequada do receptor - isso ocorre quando a mensagem não deveria ser dirigida àquela pessoa (por não ser a responsável ou por não estar envolvida com o assunto em questão, ou ainda por não ter como resolver ou não poder esclarecer situações, etc.)
5  Escolha inadequada do momento ou do local -   O emissor atento percebe quando outro momento ou outro lugar seriam mais indicados para a aceitação da mensagem.
6  Escolha inadequada do meio - Muitas vezes, a mensagem é mais bem transmitida através do telefone. Outras situações exigem uma mensagem escrita ou transmitida pessoalmente.
7  Suposições - Quando uma pessoa inicia a conversa a partir do que supõe que a outra pessoa pensa, conhece ou sabe, omitindo quaisquer explicações preliminares, a comunicação corre o risco de não se completar.
8  Excesso de intermediários - Se o emissor não transmite a mensagem diretamente ao receptor final, as pessoas que vão dar continuidade ao processo de comunicação podem deturpar a mensagem, até inconscientemente.

O receptor por ter:

1 Atitude de pouco interesse pelo que o outro tem a dizer - Isso leva o emissor a abreviar assunto ou mesmo a omitir a mensagem.
2 Falta de incentivo para o outro expressar suas ideias ou opiniões - Também neste caso, as pessoas não se sentem à vontade para se expressar.
3 Preocupação - O receptor fica tão envolvido com determinada preocupação que a mensagem (ou parte dela) não chega até ele.
4 Experiências anteriores - As experiências anteriores de cada pessoa podem predispor a uma filtragem ou a uma distorção de mensagem.
5 Estereótipos e preconceitos - Muitas vezes, a aparência física de uma pessoa, sua inclusão em determinado grupo étnico ou social, sua profissão, seu modo de se vestir, de falar ou mesmo o assunto que ela tem a tratar podem fazer com que o receptor levante barreiras à comunicação.
6 Distração - o receptor pode perder parte da mensagem ou toda ela se não conseguir se concentrar no que o outro tem a dizer.
7 Comportamento defensivo - Se o receptor passar a encarar cada questão levantada como uma acusação ou crítica pessoal a ela, suas respostas poderão tomar forma de autodefesa, justificativa, agressividade, etc...
8 Juízo precipitado - Tirar conclusões precoces por achar que já sabe de antemão o que o outro tem a dizer ("Ele bate sempre na mesma tecla") é um vício que impede o diálogo.
9  Competição de mensagem - quando o receptor quer passar logo a sua própria mensagem e não consegue ouvir a do outro.
10 Atribuições de propósitos - Por que será que ele faz isso? Que será que está realmente procurando? Por que tinha de dizer aquilo? Observações como essas e mais as tentativas de "ler nas entrelinhas" podem dar sentido às palavras e ao comportamento das outras pessoas. Mas é preciso o cuidado de não se atribuir propósitos falsos ao que o outro diz, ou para não estar sempre tentando descobrir o que "está por trás", de forma a estabelecer um contato superficial e de pouca confiança.

Tanto emissor como receptor podem ter:

1 Bloqueio emocional - Ocorre quando a emoção envolvida na mensagem impede ou dificulta sua transmissão. O emissor reage emocionalmente, de forma, que é difícil tocar no assunto. Ou o receptor não quer "nem ouvir falar", devido à carga emocional que a mensagem pode despertar.
2 Intenções ocultas - O emissor transmite determinada mensagem, embora saliente que "não era exatamente isso que eu queria dizer". Ou o receptor, ligado a um interesse específico distorce ou bloqueia mensagens que não se relacionam com seus interesses e suas necessidades. Em ambos os casos, os resultados são ineficazes.
3  Hostilidade - quando existe rivalidade ou um clima de agressividade entre duas pessoas ou grupos, ou ainda quando o emissor e/ou o receptor vêm de uma experiência de enfrentamento, pode haver distorção na comunicação.
4  Relacionamento - No processo de comunicação existem sempre dois componentes: o conteúdo da mensagem em si e o relacionamento entre as pessoas. Se o emissor se preocupar apenas em "não prejudicar o relacionamento", ou se o receptor ficar o tempo todo procurando sinais para saber se o relacionamento está bom ou não, a comunicação poderá não ser espontânea nem eficaz.
5  Status - Uma pessoa de posição hierárquica elevada pode achar que não precisa comunicar ou se relacionar com subordinados ou inferiores nem dar ou receber feedback. Tal comportamento acaba impossibilitando qualquer diálogo. Também o emissor, por reagir defensivamente (ou com habilidade ou com medo de "falar bobagens") perante uma pessoa de status, pode perder ou distorcer o conteúdo da mensagem.
6  Estado físico ou emocional - situações de tensão ou euforia ou de cansaço físico ou mental prejudicam a emissão ou a recepção de uma mensagem.
7  Palavras de duplo sentido - quando o emissor se utiliza de palavras sujeitas a diferentes interpretações, ou quando o receptor atribui outro sentido às palavras que foram ditas, a ambiguidade impede a exata compreensão da mensagem.
8  Diferenças de percepção - apreendemos o mundo que nos cerca e dele participamos de acordo com nossos referenciais desenvolvidos a partir de nossa personalidade, experiência de vida, formação familiar, instrução, hierarquia de valores, estado emocional, costumes e tradições de nossa cultura, etc. Isso leva a interpretações particulares de mensagens que não sejam precisas, exatas.
9  Sentimentos - Os sentimentos ligados à forma subjetiva com que cada pessoa vivência os fatos podem constituir um sério obstáculo a comunicação. Às vezes, na mente das pessoas se estabelece uma confusão entre sentimentos e fatos porque entram em ação os pontos de vista, as opiniões, os propósitos e os julgamentos considerados certos por cada um.

Acredite: tanto o que falamos como o que ouvimos mata ou gera vida.
A Fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de DEUS. 
Parte do livro MUITO ALÉM DE BATONS - Autora: Ana Paula Carvalho

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